A ESSÊNCIA DO CONVERSAR

Se você quer conversar com uma pessoa e fazer ela te entender, você não pode conversar como se ela fosse você mesmo.
Ilustração de Anna Parini

Cada ser humano tem um cerne diferente/um caule, com referências diferentes, com tendências diferentes, vivências diferentes.Se tua fala só a toca nas folhagens, tua opinião só permanecerá na mente dela até o próximo inverno.Quando o frio vier, as folhas cairão e nascerão novamente as mesmas folhas antigas daquele cerne intocado e inflexibilizado.


Se você não tocar uma consciência até o ponto profundo de sua raíz, não sairão coisas novas dela.Ela poderá mudar ou fingir que mudou, mas é temporário, até surgir uma força que a faça mostrar o que ainda guarda em si mesma.

Minha opinião? A história se repete porque todos discutem as copas das árvores, poucos são os que se ajoelham pra observar a raíz e adequar-se à cada interlocutor.

A empatia ainda é a única forma de mudar esse mundo e, para receber, tem que dar antes.

Uma pessoa vai te dar atenção se antes de você mostrar do que quer convencê-la e pedir pra ser visto, demonstrar que a vê, entende que ela é do jeito dela e que vocês pisam no mesmo chão e são banhados pelo sol por algum motivo.



QUEM NOS OUVE PRIMEIRO SÃO OS ANIMAIS



A maior parte dos conflitos se dá não pela diferença de opiniões mas como elas são passadas, porque antes de humanos pensadores e racionais, nós somos animais e sentimos as coisas instintivamente.Um timbre de voz, uma roupa, uma cor, uma compressão labial, a levantada sutil de sobrancelha, o campo energético baixo ativado, o nosso lado instintivo pega.
Diamond Bear / Giclée Print by JamieMilk

O nosso bicho capta a subliminaridade - às vezes corretamente, às vezes induzido por memórias traumáticas ou condicionamentos que o deixam em alerta além do que deveria.

Quantas pessoas não pararam cães bravos por não exalarem medo? Quantas outras não encararam leões, lobos, rinocerontes, etc por não exalarem medo? Quantas "domam" cavalos sem usar a mínima força?

Não é o que todos gostariam de ouvir, mas é um dos fenômenos primordiais da natureza que quando você demonstra medo perante um outro animal com alguma tendência agressiva, essa mesma tende a ser ativada e ele cumprirá o seu papel como agente de pavor.

E se você demonstra agressividade, o outro tenderá a se eriçar e vocês vão juntos brigar por território pra ver quem é o mais forte.A conversa ideal sai do meio instintivo e se eleva pra camada do coração, nossos corações batem quase todos no mesmo ritmo com força similar, mas ele só será atingido se passar no crivo do instintivo.A primeira etapa pra chegar no coração de alguém é colocar seus "animais" interiores num mesmo patamar, mostrar pro outro que ele não deve temê-lo e nem que você o teme. Que a sobrevivência de ambos em nenhum grau está em risco pelo contato. Ou seja, ZERO MEDO.

ENTÃO, ABRE-SE O CAMPO DO SENTIMENTO


Quando chega no coração, você terá o próprio crivo emocional da pessoa, as suas emoções, angústias, tristezas, desequilíbrios ligados à projeções de futuro ou passado, pois, saindo da linha da matéria e sobrevivência, chegamos à linha temporal e emotiva.
Do artista @mamefuk fonte: twitter

Esse é um ponto delicado, pois envolve as expectativas e ilusões da pessoa. Quase todo mundo busca personagens nos outros pra suprir suas carências e você não pode dar firmeza à isso. Não prometa o que você não é só pra que alguém te dê moral.Tendo explícito que você não vai ser enquadrado como solução da pendência do outro, e, melhor ainda, que você não pretende fazer isso com essa pessoa também, mas que está no aqui e no agora tendo uma troca sincera com a pessoa e ela permanecer ali presente também, ambos respeitando as emoções um do outro... a magia começa a acontecer.

Você compreende que chegou em um patamar tão rico em sua despretenciosidade e sinceridade com a pessoa que tudo já valeu a pena. Você já se sente um vencedor e, veja só, o outro também se sentirá um.

Porque a conexão foi real. Ela já aconteceu. Já existe algo acontecendo. Você não terá mais um ponto ou uma fala gravada pra passar pra pessoa, você terá um sentimento para soprar à ela através de tudo aquilo que você sentiu que ela é.

Não importa se é pra ser uma conexão de um minuto ou de décadas, a conversa acontece antes de você começar a falar. O que vem depois é só concretização com a palavra falada e o desfecho.A conversa aconteceu, pois ambos se tocaram e se transformaram no processo. Toda troca mútua é a essência real da comunicação.A concretização falada pode agregar alguns conceitos ou coisas, mas o primordial já foi. Foi antes ou durante - pois às vezes abrimos a boca com o ego e conforme falamos o espírito vem pra fora e inicia o processo que acabei de explicar. O timbre de voz muda, a forma de se expressar também.


O GRAND FINALE DO ESPÍRITO


Se quiser transformar essa conversa em uma das melhores conversas da sua vida, você vai olhar pra esse pessoa como tão digna de tudo quanto você e vai pensar que, dependendo da sua vida poderia ter sido igual ela, porque você e ela vieram da mesma essência e só tem vivências diferentes.

Você vai lembrar que ambos são plenos em si mesmos, agradecer emotivamente a troca, perceber que ela é divina e ideal sendo exatamente quem ela é. Vocês se sentiram perfeitos sendo exatamente quem são, mesmo que não compreendam totalmente quem são, está tudo certo. Está tudo bem.Saímos do material e sobrevivente, passamos pelo temporal e emotivo e chegamos finalmente no eterno, infinito e amor universal.

Você tocou o espírito do outro enquanto ele tocava o seu, deixou-se tocar pelo outro enquanto ele deixou-se tocar também.
Woman And Bear, Art By Shaun Tan

A entrega e o recebimento foi perfeitamente equivalente. Você nunca mais vai se esquecer dessa pessoa. Lhe garanto.Numa vivência com tantas problemáticas é quase impossível deletar da memória algo tão intenso e ao mesmo tempo tão banal.

Uma conversa qualquer se torna algo profundamente íntimo. Chega, sim, a mexer com o pudor quando a conexão desse nível acontece sem querer, sem intenção.

São só 3 passos pra você encontrar o divino em cada relação interpessoal. 3 degraus pra termos os melhores momentos de nossas vidas com qualquer indivíduo que se disponha.E nós miseravelmente estamos a centenas de milhares de anos subindo e descendo do primeiro degrau. É por isso que a história se repete, quem acha que ganhou razão só coagiu os outros a aceitarem, mas no fundo, o animal deles está lá, domado, não transformado, só esperando a mordaça arrebentar pra mostrar quem é que manda.

Não há mudança sem autoconhecimento, sem empatia, sem compreender que o outro é tanta coisa que deve ser tocado com a medida exata entre delicadeza e firmeza que sua alma precisa.


CONSIDERAÇÕES FINAIS


Era isso o que o espiritualismo e o esoterismo tinham que estar ensinando pra vocês, todos esse conhecimento não era pra ter sido superficializado e nós nos tornarmos meros repetidores de falas.Não importa o quão maravilhosamente incrível e imbatível seja o seu ponto de vista. Se você não souber a hora e a sensibilidade de como passá-lo, ele vira merda.


Você sabe que isso é verídico.
Temos infinitos estudiosos e acadêmicos que passam ideias estupendas. Estatísticas comprovando o que tem a dizer, etc, etc... e por que as pessoas passam reto?! Porque não é esse tipo de inteligência que está faltando pra elas darem valor.

É a inteligência no trato humano, é a que faz com que lembremos que o outro é alguém tão ridiculamente belo, palpável e complexo quanto uma estrela e que ele precisará de dignidade e admiração para ser tocado.
Impressão: Hello to the Birds! da Laughing Elephant Seattle, WA

Não adianta picas a gente ler ayurveda, chakra, yoga, feng shui, tarot, Deepak chopra, osho, paracelso, platão, aristóteles, confúcio, bbc news e tudo mais se é pra chegar no outro tacanhamente só pra repetir discurso.Com tamanha profundidade da alma humana, se atrever a dizer pra alguém exatamente o que todo mundo já lhe disse antes é praticamente uma agressão."Eu não espero nada demais de você, logo, não me disponho a refletir sobre quem você é antes de dizer o que tenho a dizer, mas, ainda assim, espero que você concorde comigo."


Se o que você quer dizer supera sua consideração por alguém, você está falando apenas por si mesmo. Apenas buscando uma concordância pra jogar a pessoa na zona de conforto de em quem você pode se apoiar quando precisar.


Se sua consideração por alguém lhe faz lapidar o que tem a dizer para tentar trazer uma ideia adequando as nuances e necessidades de interpretação dessa pessoa, mesmo que isso não seja o que outros esperam de você você não está falando....

....você está amando e falando por todo o universo através de você.

No fim, nem importa se vocês concordam ou discordam. Às vezes, isso sequer torna-se uma pauta. Pois é superficial. O sentimento vai transformar cada um em fonte de compreensão e os caminhos para a verdade serão firmados. Depois que se encontra Deus no outro e em si mesmo, vai pedir mais?

Eu parei de papagaiar e escolhi o amor.

Eu escolhi conversar.

Grata pela atenção.29 de Outubro de 2018 / 21h22 - texto por Maria Fernanda B.

Comentários

  1. Muito bom, bem simbolico receber isso no meu aniversario...deve receber muitas leituras por diassss...parabens

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CORAÇÃO AÇÃO - por HANIEL

Reconhecendo os psicopatas do dia a dia