Reconhecendo os psicopatas do dia a dia


Ao contrário do que os filmes mostram, dos psicopatas que habitam no mundo, muito poucos tornam-se monstros serial killers. Eles tendem a ter uma tendência muito maior à serem sedutores, cordiais e usar as pessoas do seu entorno como um jogo de xadrez, sacrificando as peças, pra conseguir subir degraus em sua escala social.

Um tripé comportamental bem visível entre eles é:

- NARCISISMO - eles se acham os melhores, ao mesmo tempo que competem para continuar "dando a volta por cima".

- INTELIGÊNCIA - meticulosos, extremamente observadores e calculistas, camaleônicos: se transformam no personagem que precisarem para conseguir o que querem.

- FALTA DE EMPATIA - não conseguem olhar ao próximo e sentir por ele, logo, não sentem culpa e não estabelecem relações emocionais com as pessoas.


Ilustração por Maria Fernanda Balazs/ @alaluchi


18 PADRÕES DE COMPORTAMENTO:

1. O psicopata não possui a capacidade de se relacionar emocionalmente e isso extrai dele muito ou total a compreensão de felicidade, por isso, sempre correm atrás do que a sociedade vende como sendo O Melhor Possível e daquilo que eles, por experiência, já descobriram que lhes gera prazer.

2. De tempos em tempos, eles vão perceber figuras que se elevam ou recebem elogios por alguns motivos e vão tentar competir. Perceba bem no que você se destaca e preste atenção se uma pessoa que você conheceu e se comportava de maneira diferente, de repente, começou a ter gostos, comportamentos, roupas ou o que for similar aos seus e tenta, de alguma forma, receber mais atenção que você por isso. Tentando criticar o seu ou arrancar afirmações da sua roda social, chegando, inclusive, a vir lhe contar, caso tenham lhe elogiado pelas costas.
3. Eles não aceitam erros e não gostam de insegurança nos seus planos de ascensão social, é importante para eles manter em vista as pessoas que eles querem manipular ou superar. Você pode ficar meses sem falar com uma pessoa psicopata e ela nunca vai demonstrar que observa sua rede social, mas quando você cruzar com ela, ela irá falar com você como se te visse todo dia, inclusive usando referências de suas redes sociais ou de pessoas em comum que vocês tem contato. Ou seja, "estou de olho em você, saiba disso."
4.Quando você for alvo de um psicopata, ele irá tentar se emprenhar na sua vida de alguma forma e, normalmente, vai tentar convencer as pessoas que seriam sua fortaleza social a apoiarem as ideias dele. Como as pessoas tem dificuldade de leitura, é bem comum se deixarem levar e virem, inclusive, palpitarem grautitamente na sua vida devido à tanto que a outra pessoa falou de você e as fez sentirem intimadas à lhe convencerem de tal coisa.
5.A falsa empatia. Por querer saber da sua vida e te manipular pelas suas fraquezas, ele pode bancar o empático, visto que é muito fácil fingir que se importa, já que nós, como sociedade, temos um perfil padrão de falas e gestos que denotam profundidade emocional. No entanto, se você for abrindo sua vida para ele, aos poucos, ele usará isso contra você, irá opinar para tentar lhe fazer duvidar de si mesmo e perder força pessoal. Ele dirá que só queria o seu melhor, que se importa, que está preocupado, a famosa ladainha que toda pessoa abusiva usa para convencer a vítima.
6.A falsa cólera. O nervosismo e a agressividade simulados são ótimas ferramentas de intimidação e conseguir o que quer. Normalmente, eles podem fazer uma tremenda cena de estresse e, depois, se virem que não conseguiram seu objetivo ou foram pegos, mostram o quão calmos estavam e tentam dar uma saída socialmente natural, denotando que, no fundo, já estavam calmos, apenas simulando um sentimento. Em alguns casos, podem chegar a chorar, alguns choram pra tentar convencer, outros de raiva de orgulho ferido por terem tido uma falha nos planos.
7.Rebate a sua intuição: a intuição é a principal ferramenta que você possui para enxergar um psicopata, porque o cérebro capta as mensagens sublimiares de que a pessoa não é o que quer aparentar. No entanto, como fomos criados em uma cultura que não nos educa pra sentir corretamente os alertas do nosso subconsciente e nos deixar levar pelo meio, tendemos a nos convecer de que tudo é "só impressão"... porque afinal de contas, olha como essa pessoa é boa, olha tudo o que ela te conta sobre suas belas intenções. A nossa mania de não querer julgar ninguém, nos faz passar por cima das mensagens subliminares de perigo que essa pessoa emana.
8.Olhar vidrado. O psicopata não tem culpa, logo, ele é capaz de fazer algo errado e lhe olhar nos olhos, ao contrário de pessoas que sentem. Apesar de todo o teatro e do quanto eles tentam fingir que se importam, no fundo você sente aquele olhar te intimidando, te obrigando a fazer o que quer. Eles olham fixo, analisando friamente as coisas, colhendo informações. Alguns discaradamente, outros de canto, dependendo de suas próprias tendências pessoais de temperamento e dos mecanismos de comportamento social que ele optou por tomar.
9.Um psicopata dominador pode te defender de outro. Sim, se você for uma peça importante para algum e houver outro tentando lhe tomar, ele pode te defender de certa maneira não só porque houve competição, como para poder lhe provar o quão bom ele é e continuar mantendo você refém. No fundo, era tudo a mesma história de narcisismo e poder. Se dois psicopatas conviverem juntos, você poderá enxergar eternas cenas de competição que chegam à beirar o ridículo, pois, em sua ânsia de vencer, um pode focar no outro e não perceber o quanto está expondo seu gênio.
10.Vingativos. Vencer sempre, mesmo que seja de forma baixa ou pelas costas. É importante conseguir enxergar os momentos em que eles sentirem que foram pegos, erraram ou que foram questionados por alguém e ser precavido, pois a vingança vem de alguma forma - mais leve ou mais forte. Muitos esperam a poeira baixar para que você baixe a guarda e, quando você precisar dele, irão lhe pisar como puderem.
11.Usam sua forma de pensar contra você. Tendem a usar termos, vocabulário, expressões que você sempre usa contra você. Tendem a tentar reverter suas ideias e pensamentos para fazer você parecer hipócrita, chegam ao ponto de deturparem situações em que você estava presente, para que você duvide de sua própria sanidade mental ( gaslighting).
12.Apêndices. Se eles elogiarem ou criticarem demais alguém abertamente, saiba que há interesse, principalmente de que você concorde com eles e faça isso chegar até esse alguém como se fosse um pensamento próprio seu. Normalmente, os psicopatas são obsessivos com pessoas que consideram seus apêndices como pais, filhos ou alguma outra pessoa que eles usam de capacho há mais tempo. Por isso, sempre tome cuidado antes de opinar numa estrutura familiar baseado em um só ponto de vista, ou até dos outros, pois, a vítima pode ainda estar convencida de que é errada e se submeter.
13.Eles criticam, ignoram, desdenham, dizem qualquer coisa para por a pessoa pra baixo. Inclusive, podem concordar esporadicamente com pessoas que te tratem mal e de quem costumeiramente costumam te defender. Fazem isso quando sentem que você está seguro demais e precisam que você duvide um pouco de si mesmo. Quando sentem que estão perdendo, tendem a dizer coisas bonitas, abençoar e elogiar tudo o que não fizeram antes, numa tentativa desesperada de te manter no lugar de conforto deles novamente.
14.Se você não cede, vão tentar buscar álibi nos meios sociais. Podem fazer um completo inferno da vida de alguém, pois é como se as pessoas em comum com quem você convive se tornassem mensageiras sutís de tudo o que essa pessoa excluída da sua vida queria dizer. Podem tentar se vingar, por isso, sempre que for romper com algum psicopata, tente não ferir demais o ego dele, não se erga contra, não embata, não faça barraco, apenas tire-o dali. Ele vai perder dias inteiros tentando ver sua vida, pegar "amizade" com pessoas dos locais que você frequenta, passar com carros emprestados na sua rua, enviar emails ou msgs por números de celulares diferentes, tentar conseguir algo que você queria, tentar virar a cabeça de alguém que você ama,etc... mas poderia ser pior se fosse mais provocado.
15.Cogite ele ser da família, não só pessoas distantes. Ele pode ser seu marido, seu filho, sua neta com comportamentos estranhos que ninguém nunca entendeu bem. Perceba se ele expressa emoções ao contar de momentos tristes pra outras pessoas, perceba se quando alguém se dá mal a tendência é rir, perceba se maltrata animais ou pessoas que vê como fáceis de submeter, perceba, Acorde.
16.Normalmente, deixa mostrar que pensa muito sobre situações de risco e busca conseguir armas brancas ou não através de meios ilegais. Se conversar com essa pessoa, ela pode definir infinitas formas de que o mundo é perigoso e ela é a única que lhe protege de verdade. Sim, ela consegue dizer que o mundo é perigoso demais, pois, em verdade, ela quem é assim e, em seu infinito calculismo, se imagina nas situações caso quisesse cometer tal crime.
17.O narcisismo trai o psicopata, pois, ele pode, de maneira sutil ou discarada querer mostrar que é o melhor em alguma coisa e, aos poucos, vai ficando explícito que ele pode usar qualquer um para isso e ser qualquer um para ser o melhor. O olhar penetrante e aquela sensação constante de estar sendo vigiado e analisado e a observação das tendências de vingança. Podem inclusive, acabar pegando hábitos de outros psicopatas da vida da vítima que viu que funcionam com ela e, aos poucos, ir se graduando sobre como submetê-la. Cabe à ela enxergar o padrão e começar à sair disso.
18. À cada 25 pessoas no Brasil, 1 é psicopata em algum grau. É importante pais observarem os filhos sem romantização e buscarem suporte psicológico caso percebam que o filho seja um. Nós convivemos com muitos, inclusive no meio das pessoas que lidam com espiritualidades, sim, também há médiuns psicopatas e eles também podem sentir e acertar coisas sobre a sua vida, a questão é a índole. Cuidado com quem quer ser exclusivo demais em saus capacidades, cuidado com quem põe a culpa nos outros, cuidado com quem tenta manipular usando os termos bonitinhos de pregação, mas agindo de maneira incoerente.
RECOMENDAÇÕES:
É importante sempre observarmos à fundo o que eles querem, o quanto eles querem e o que nós temos à oferecer, pois é esse o encaixe principal que fará um vir atrás de você.

Evite se submeter, mas, caso tenha alguma dependência como hierarquia familiar, financeira ou emocional, haja o mais rápido possível para quebrar essa corrente e se libertar. Busque apoio psicológico. Se faça de tonto e tente gravar situações e ter meios de fazer uma denúncia caso ache necessário.

Respeite sua intuição. Existem graus diferentes de psicopatia também e existem também os sociopatas, que possuem muitas das características acima, porém, tem algum grau de empatia e são capazes de estabelecer relações profundas e sentirem remorço e culpa. Nesse caso, vá observando os padrõs de comportamento, principalmente os que precedem maus tratos ou pedidos de favores, assim você verá quando não pode baixar a guarda.

Pessoas desse tipo podem fazer um mal tremendo pro psicológico de qualquer pessoa, inclusive, atormentar tanto à ponto da vítima desenvolver vários traços semelhantes da personalidade de seu agressor. Espiritualmente, eles são dominadores, verdadeiros possessores encarnados, e, se aprendem alquimia energética, quando desencarnam, usam seus dons pra manipularem outros espíritos e dão muito trabalho pros cobradores da lei divina.

Costumam ser pessoas carregadas, com muitas hordas negativas lhes seguindo e usando, visto tamanho mal que são capazes de fazer e toda a energia de medo e culpa que podem gerar nas vítimas e alimentar a si próprias.
Apesar de tudo, costumam tentar manter uma aparência socialmente aceitável e podem despistar sua percepção por fazer você se retraír frente aos seus olhos intimidadores e lábia macia.

Lembre-se, eles tem um profundo vazio existencial por não saberem o que é felicidade verdadeira. Por pior que sejam, se precisarmos perdoá-los para podermos seguir em frente, podemos tentar entender que eles passarão a vida atrás desses objetivos vazios e fúteis, maltratando gente e agregando karma sem nunca experimentarem o verdadeiro gosto de amar a si, ao próximo e à Deus (Deusa, o divino, etc).

Ou seja, o psicopata é uma ótima arma de guerra, porém humano, sem ser preenchido com humanidade. Lhe falta a essência do que o torna um ser completo e ninguém em vida será capaz de preenchê-lo. É alguém que corre no deserto sem saber pra onde vai e morre de sede sem nunca ter provado a água. Ele se compara com os outros e tenta superá-los porque eles bebem a água, ou aparentam fazê-la, mas ele não a encontra nunca.
Um sedento que não enxerga a própria sede e enche a boca de tudo o que encontra pela frente, menos o que resolveria a situação. É triste, apesar de revoltante, se formos ver bem.
- texto e ilustração por Maria Fernanda Balazs


Espero que tenham gostado, usem esse texto para se emponderar e se protegerem. Não usem para atacar os outros - é uma patologia. Podem usar para alertar conhecidos e fazer pais buscarem tratamento para os filhos e amparo sobre como criá-los melhor. Gratidão

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

BEM VINDO AO ALALUCHI! 

Alaluchi é uma conjunto de redes sociais voltados à passar mensagens sobre autoconhecimento, virtudes, espiritualidade e esoterismo. Temos serviço de leitura de tarot à distância, aplicação de reiki e quantum touch e consultoria de feng shui. Também vendemos alguns produtos como incensos caseiros de erva pura e calendário de equinócios com várias infos pra quem é ligado aos anjos e à astrologia. 

Venha saber mais! Acompanhar as mensagens! 

Instagram:  @alaluchi 

facebook: facebook.com/alaluchi 

loja: alaluchi.com.br  

Um prazer ter você conosco. <3 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A ESSÊNCIA DO CONVERSAR

CORAÇÃO AÇÃO - por HANIEL